Enviando sua mensagem...

Arquivo anexado

Economia

Armazenagem de Grãos

Compartilhe:

Conheça as vantagens da armazenagem profissional de grãos

A armazenagem é fator estratégico e de extrema importância para que o produtor rural tenha as melhores condições de manter a qualidade de seus produtos. As unidades armazenadoras de grãos são aquelas destinadas a receber a produção, conservando-a em perfeitas condições para distribuí-la posteriormente. Um bom armazenamento, com boa capacidade e garantia da segurança dos grãos, permite uma maior autonomia na comercialização e vantagem competitiva. 

O produtor que não conta com a possibilidade da armazenagem pode se ver obrigado a vender rapidamente a safra e sem muita margem de negociação, comercializando por um preço não tão atrativo para a sua fazenda. Já o produtor que se planejou para a armazenagem desde o momento da semeadura, terá a chance de vender seus grãos de maneira fragmentada, aproveitando, inclusive, a entressafra, que pode garantir um poder de barganha maior e uma margem de lucro mais vantajosa.

Por onde começar?

Ao se optar pela armazenagem de grãos, é necessário levar em conta os processos e custos envolvidos para decidir se vale a pena investir em silos próprios ou se o melhor é terceirizar este serviço. Para isso, comece calculando o tamanho da sua safra, quanto pretende armazenar e por quanto tempo.

Quanto aos processos de manutenção e conservação, eles são essenciais para garantir a qualidade dos grãos por médio e longo prazo e evitar perdas. De acordo com uma pesquisa da Embrapa Milho e Sorgo, de Minas Gerais, em torno de 15% dos grãos de uma colheita são perdidos por conta de um armazenamento inadequado. Insetos-praga, fungos, micotoxinas e ataques de roedores são os problemas mais comuns apontados. O número de perda sobe para 40% quando se fala em pequenas propriedades, que armazenam seus grãos em estruturas rústicas, como paióis de madeira.

Os principais fatores que envolvem armazenagem, manutenção e conservação são:

- Cuidados na pré-limpeza e limpeza

Os grãos, assim que saem da lavoura, ainda não estão nas condições adequadas para o armazenamento. Eles possuem impurezas que os tornam inadequados para a comercialização. A limpeza visa separar essas impurezas restantes da pré-limpeza e do sistema secagem. Após isto, os grãos estarão prontos para serem armazenados. 

 

- Atenção na secagem dos grãos

Um dos principais vilões da armazenagem de grãos é seu próprio teor de umidade. Para cada tipo de grão existe uma quantidade máxima de umidade, que, se ultrapassada, cria condições para o desenvolvimento de microrganismos capazes de deteriorar o produto. 


- Equipamentos e técnicas de armazenagem

O uso de equipamentos e produtos de qualidade é fundamental para que o processo seja realizado de forma correta e segura. As técnicas responsáveis pela forma com que os grãos serão armazenados e vão desde a estrutura usada, até a forma com que são feitas secagem, areamento, monitoramento da temperatura e limpeza.

 

- O controle de pragas é fundamental

Os grãos estão sempre sujeitos ao ataque de microrganismos, ácaros, insetos, pássaros, roedores e outros animais e isto pode ocasionar sérias perdas. Fazer uso de mecanismos de controle é fundamental para garantir que o armazenamento mantenha a qualidade e propriedade adequada dos grãos. Para um controle de pragas efetivo é necessário um monitoramento frequente.

 
Aumento da capacidade de armazenagem da Agrofel com parceria da Bunge 

Nós da Agrofel, em parceria da multinacional Bunge, aumentamos nossa capacidade de armazenagem e funcionamento de logística. Assim, podemos oferecer ainda mais espaço para a produção de sua lavoura e com transporte facilitado e ágil.

Mais de 15 mil produtores já preferem realizar a armazenagem da sua produção conosco. É a solução para aqueles que, muitas vezes, não possuem espaço para a construção de silos graneleiros em suas propriedades ou preferem contar com a garantia do serviço profissional. Lembrando que também atuamos com a comercialização, comprando e vendendo grãos.  

Com 38 unidades espalhadas por todo o Rio Grande, a Agrofel possui a solução ideal em armazenagem de grãos e insumos agrícolas para qualquer região do Estado. 

Converse com um de nossos consultores e saiba mais.


Agrofel

Há mais de 43 anos no Rio Grande do Sul ao lado do agricultor do plantio a colheita com soluções integradas para a busca de altas produtividades.

Atendimento

Central de Atendimento

Fone: 55 51 3326-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Matriz: Avenida Bagé, 1430 | Bairro Petrópolis | Porto Alegre | RS | CEP: 90460-080

Associados

Canais de Denúncias