Enviando sua mensagem...

Arquivo anexado

Economia

Como a assistência técnica impacta na produtividade do campo

Compartilhe:

Como a assistência técnica impacta na produtividade do campo

De acordo com o IBGE, a assistência técnica impacta no valor bruto da produção de todos os segmentos da agropecuária. Segundo o Ministério da Agricultura, só na agricultura, por exemplo, os estabelecimentos rurais que possuem assistência regularmente têm o valor da produção até 3,6 vezes maior do que os não-assistidos. Em linhas gerais, podemos afirmar que o trabalho exercido pelo técnico no campo é tão essencial que sua eventual supressão ameaçaria a produção de alimentos e o combate à fome. 


A assistência técnica nada mais é do que uma atividade que viabiliza o acesso e aplicação do conhecimento científico
em campo pelo produtor. Na prática, isso possibilita que o produtor tenha uma visão externa e mais estratégica da sua atividade, otimizando o seu trabalho. 

Na família Agrofel
A Agrofel acredita que pode gerar transformação. Assim, nossos técnicos possuem nas suas rotinas diárias o acompanhamento e transferência de conhecimento quando de suas visitas a campo. Para que estas visitas tenham o maior aproveitamento possível, nossos técnicos buscam, junto a seus clientes, desenvolver uma rotina que contemple periodicamente , vistorias a lavouras, visitas de geração de demanda e  encontros técnicos customizados, conforme a demanda do cliente. 

As visitas periódicas ocorrem de maneira a desenvolver o produtor rural que, juntamente com o técnico, identifica os gargalos da própria produção e propõe soluções para tais problemas, aumentando a produtividade da lavoura, reduzindo custos, melhorando as condições de produção, preservando recursos, gerando maior lucratividade, entre outros benefícios. Tudo isso com base nos dados coletados na fazenda. 

Nossa equipe conta com mais de 90 técnicos que realizam essas visitas aos nossos clientes com a missão de repassar novas tecnologias, procedimentos de boas práticas e conhecimento científico aplicável. 

Com o objetivo de esclarecer mais sobre a importância desta atividade na vida do agricultor, conversamos com os técnicos Vancarlo Zanchi e Felipe Dresch, da Agrofel. Confira abaixo:

Qual é o papel do técnico no campo?
Entendemos que o nosso papel é, sobretudo, gerar estratégias, buscar por soluções sustentáveis e rentáveis de maneira acessível para o produtor rural. 

Entendemos que o conhecimento, quando compartilhado de forma ética e profissional, gera mudanças. Mudanças estas que impactam cada vez mais positivamente na renda do produtor rural. Em alguns momentos, o produtor não consegue acompanhar as transformações que vêm ocorrendo no segmento da agricultura e que geram impactos positivos na cadeia do Agro. 

Por que a presença deste profissional é importante no campo?
A busca pela sustentabilidade e geração de renda em um ambiente a “céu aberto” demanda conhecimento e estratégias, soluções inovadoras que busquem a qualidade e aumento de produtividade. Desta maneira, o trabalho árduo do produtor rural acompanhado por pesquisa e tecnologia tem feito a grande transformação no campo. Mas isso só é possível com a integração do técnico, instituições de pesquisa e produtor rural, o “tripé” do sucesso no Agro.

De que maneira a assistência técnica no campo ajuda na rotina do agricultor e na produtividade da lavoura?
O acompanhamento diário das prioridades de uma propriedade rural, gestão, produtividade, qualidade dos alimentos, rentabilidade e investimentos tornam o desafio complexo e de alto risco. Nesse sentido, entendemos que os técnicos desempenham papel fundamental no suporte, capacitação, gerenciamento e desenvolvimento das propriedades rurais. O compartilhamento de conhecimento é um dos mais valorosos papéis dos técnicos em suas visitas de rotinas ao campo.

Para o agricultor, qual é o maior benefício de ter o acompanhamento de um profissional como esse?
Um consultor auxilia o produtor a selecionar tecnologias viáveis para a sua propriedade, orientando investimentos, compra de insumos e o uso destas tecnologias de forma assertiva. Auxiliando assim na sustentabilidade da propriedade. Isso otimiza o trabalho em campo e se desdobra, inclusive, em melhor qualidade de vida para o produtor e sua família.

No geral, qual é a maior dificuldade identificada entre os agricultores no campo?
Uma propriedade rural é um negócio, que pode gerar lucros ou prejuízos. Portanto, um olhar criterioso por meio de gestão contábil, observando o fluxo de caixa deverá ser uma meta a perseguir, devendo, assim, ser administrada de forma empresarial. 

O produtor deve a todo o momento ter visão empresarial para conseguir atingir rentabilidade adequada.

O conselho da equipe para os agricultores que estão começando agora
Tenha sob a sua alça de mira a gestão, se cerque de bons profissionais, priorize seu fluxo de caixa, tenha claro os movimentos do mercado, se apoie em empresas com expertise no Agro.

Um dia de visita de um técnico em campo da Agrofel
Nossas visitas em campo acontecem, muitas vezes, em busca de uma solução ou antecipação de um possível problema para o produtor. Nesse sentido, buscamos entender a necessidade do cliente, desde produtos e serviços até a comercialização de sua produção. Nos engajamos em solucionar as necessidades deste profissional e, para isso, diferentes profissionais de nossa empresa buscam por interligar suas expertises em diversas  frentes: técnica, comercial, digital e prestação de serviço (armazenagem e comercialização de grãos).

Desta maneira, os investimentos em desenvolver um olhar crítico em nossos técnicos, para que consigam customizar suas visitas em nossos clientes, têm nossa prioridade.

Afinal, entre as diversas atividades de nossos técnicos, a que acreditamos ser a de maior impacto é a transferência de conhecimento. Gerar transformações, ganhos na qualidade e ou na rentabilidade das propriedades rurais aliados a sustentabilidade é a nossa principal preocupação.

As melhorias que já presenciamos
É perceptível as melhorias nos aspectos  físicos, químicos e biológicos do solo, das propriedades que visitamos, bem como a escolha de matérias que se adaptem à fertilidade do solo e ou a localização geográfica (altitude principalmente). Também percebemos o uso mais racional dos agroquímicos e aplicações baseadas em diagnoses - e não mais no achismo. Outras características foram: a armazenagem segura e descarte correto de embalagens de produtos agroquímicos, utilização da agricultura digital, nova frente na busca do conhecimento e gerenciamento dos processos da propriedade. 

Uma grande consequência das visitas foram também os ganhos na comercialização dos produtos agrícolas, através do acompanhamento diário das cotações agrícolas - que são repassadas pelo nosso aplicativo Agrofel Digital. 

Tanto as visitas, quanto as informações dadas pela nossa equipe, por intermédio do aplicativo Agrofel Digital, são ofertados gratuitamente a nossos clientes. Não cobramos por este serviço, pois entendemos que faz parte de nossa rotina diária.


Agrofel

Há mais de 43 anos no Rio Grande do Sul ao lado do agricultor do plantio a colheita com soluções integradas para a busca de altas produtividades.

Atendimento

Central de Atendimento

Fone: 55 51 3326-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Matriz: Avenida Bagé, 1430 | Bairro Petrópolis | Porto Alegre | RS | CEP: 90460-080

Associados

Canais de Denúncias