Enviando sua mensagem...

Arquivo anexado

Ciências

Conheça as vantagens da agricultura de precisão

Compartilhe:

Papel importantíssimo na vida do produtor rural

De acordo com o relatório Perspectivas Mundiais de População 2019: Destaques, lançado pela ONU em junho de 2019, a população mundial deverá crescer em 2 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos, chegando a 10 bilhões de habitantes no planeta Terra. 


Para alimentar essa população, a produção de alimentos deverá aumentar em até 70%, fazendo com que o Brasil ocupe um lugar de destaque no fornecimento, já que grandes produtores como o Canadá, Rússia, China e Austrália enfrentam adversidades climáticas, como neve e desertos, que influenciam de maneira negativa no aumento das safras, enquanto países europeus e os EUA já se aproximam da sua capacidade máxima de produção.


Nesse contexto, a digitalização do campo e a agricultura de precisão desempenham um papel importantíssimo na vida do produtor rural.





O que é agricultura de precisão?

Para alguns, este termo já é familiar, mas para muitos a agricultura de precisão ainda é algo que parece acontecer só em filmes de ficção científica. 


A agricultura de precisão nada mais é do que um sistema de produção baseado na administração das informações do campo com o uso da tecnologia. Esse sistema permite um controle mais eficaz da produção agrícola, uma vez que as informações do campo são coletadas e analisadas por sensores, e as decisões são tomadas e aplicadas de forma  automática, sempre visando a otimização da produção em termos de qualidade e produtividade.


Em outras palavras, são máquinas inteligentes à disposição do agricultor que, com base na análise de dados coletados da propriedade, conseguem identificar as reais necessidades de cada fragmento do campo, fazendo com que insumos e defensivos sejam utilizados da maneira mais proveitosa na lavoura.




Como ela  funciona na prática?

Com esse sistema, as possibilidades são muitas! As soluções encontradas hoje em dia já vão muito além da simples aplicação de fertilizantes, chegando a atuar também no plantio, na pulverização e na colheita da safra. Entre algumas atividades estão o controle da quantidade e profundidade de sementes, aplicação de defensivos em taxas variáveis de acordo com a necessidade da área, colheita com sensores de produtividade e a programação para uso otimizado de água na irrigação. 


Além disso, a análise de características químicas e físicas do solo, o controle de pragas e a gestão de máquinas são outras atividades que a agricultura de precisão dá conta. Tudo isso com exatidão na identificação das necessidades da lavoura, respondendo precisamente a elas, maximizando, assim, os ganhos da propriedade.




Principais benefícios da agricultura de precisão 

Agora que você entende um pouco melhor sobre o que é e como funciona a agricultura de precisão, vamos falar de 3 grandes benefícios que ela pode trazer para a sua propriedade: 


. Maximização da produtividade de cada talhão

Já que a agricultura de precisão é capaz de identificar o necessário para cada espaço de terra, é possível aumentar a produtividade da lavoura usando esse método.


Por exemplo: ao utilizar os mapas de produtividade da propriedade é possível identificar e localizar a existência de talhões que necessitem maior de pulverização para ter a mesma produtividade que o talhão vizinho.


Da mesma forma, ao identificar que um determinado talhão já está muito bem irrigado, as máquinas podem ser programadas para não pulverizá-lo mais.


Com essas informações em mãos, e com a tomada de decisão correta, o produtor consegue atender pontualmente às necessidades de cada região, trabalhando melhor sua produtividade.



. Zero desperdício de insumos

Seguindo a linha de raciocínio do tópico anterior, ao identificar mais precisamente o que está se passando na propriedade, o agricultor evita gastos excessivos com irrigação, fertilizantes e defensivos.


Assim, se um talhão não precisa de tanta irrigação e de pulverização, a água pode ser melhor aproveitada para talhões que necessitem mais desse recurso para se desenvolver. 


Além disso, a previsão e coleta de dados meteorológicos  são outros aspectos trabalhados pela agricultura de precisão, ajudando o agricultor a  identificar e pontuar a necessidade ou não de irrigação em determinadas regiões de acordo com as informações levantadas.



. Mais sustentabilidade

De forma resumida, a agricultura de precisão gera um aumento da produtividade da propriedade de forma mais sustentável do que os métodos tradicionais, a exemplo da otimização no uso de recursos químicos, físicos e naturais que, em equilíbrio, causa menos danos ao solo, colaborando na preservação do meio ambiente.




Outros benefícios são:

. melhor controle de pragas;

. tomada de decisão mais rápida efetiva;

. melhor controle de todas as fases de produção agrícola;

. redução de custos da produção;

. melhor utilização de recursos, ou seja, mais economia para o produtor

. diminuição do risco da atividade agrícola;




A agricultura de precisão já é uma a nova tendência que vem sendo muito utilizada nas culturas do café, milho, soja, cana e feijão. Tudo o que estamos aprendendo sobre essas técnicas hoje, provavelmente se tornará regra em um futuro próximo, principalmente no que diz respeito ao cuidado e eficiência no uso de insumos, à redução urgente de danos ao solo e à responsabilidade e consciência no uso de recursos naturais, sobretudo os hídricos. 


Para o produtor que quer se manter em plena atividade dentro de alguns anos, e/ou aumentar sua lucratividade, procurar informações e aprender sobre como instalar um sistema de precisão em sua propriedade é um passo a ser dado ainda no presente.


Gostou de descobrir o poder da agricultura de precisão e tudo o que ela pode fazer pela sua propriedade? Acompanhe nosso blog para ter acesso a mais conteúdos sobre o mundo Agro.


Agrofel

Há mais de 43 anos no Rio Grande do Sul ao lado do agricultor do plantio a colheita com soluções integradas para a busca de altas produtividades.

Atendimento

Central de Atendimento

Fone: 55 51 3326-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Matriz: Avenida Bagé, 1430 | Bairro Petrópolis | Porto Alegre | RS | CEP: 90460-080

Associados

Canais de Denúncias