Enviando sua mensagem...

Arquivo anexado

Ciências

A agricultura do futuro

Compartilhe:

Você está preparado para as inovações que estão mudando a agricultura?

Não é novidade que as tecnologias digitais têm influenciado bastante nos diferentes setores da economia, incluindo o agronegócio. No campo, a busca por mais eficiência, sustentabilidade e praticidade por meio dessas inovações, não para de crescer. Cada vez mais são apresentadas soluções que impactam diretamente nos resultados das safras, reduzindo perdas e aumentando a produtividade da lavoura.

No entanto, para que a agricultura mantenha sua importante posição na economia brasileira, produtores e empresários do setor precisam estar atentos a certas tendências que dão sinais de como o mercado estará se comportando em um futuro próximo e como isso pode ser decisivo para garantir o alimento para as próximas gerações. Confira abaixo as principais tendências tecnológicas para o segmento, que serão obrigatórias para quem quer se manter competitivo nos próximos anos: 


Uso de sensores no campo

De localização, ópticos, eletroquímicos, mecânicos ou capacitivos. Os diversos tipos de sensores disponíveis no mercado possibilitam ao produtor obter análises detalhadas, além de recomendações valiosas para otimizar sua produção, com base nas informações coletadas sobre plantação, solo e outros elementos fundamentais da cultura. Também são capazes de realizar comandos de forma automática, executando tarefas à distância em tempo real.


Drones

Outra prática que já é realidade em muitas lavouras é o uso de VANTs para monitoramento da produção. Sua aplicação visa otimizar alguns processos e aumentar a produtividade, já que são capazes de produzir imagens de altíssima qualidade formando dados que possibilitam analisar os mais diversos aspectos de uma plantação, como a capacidade de retenção de água no solo e taxa de crescimento, além de acompanhar o desenvolvimento de pragas, doenças ou outros problemas no campo a mais de 200 metros de distância.


Digitalização de gestão

Digitalizar os processos de organização e gestão das operações significa otimizar as atividades do seu negócio rural. Para o agronegócio continuar crescendo, já estão disponíveis no mercado diversos softwares e aplicativos de gerenciamento para auxiliar o produtor no dia a dia da propriedade.

Na Agrofel, além de toda a conveniência das nossas mais de 42 unidades físicas instaladas pelo Rio Grande do Sul, oportunizando soluções do plantio a colheita, o aplicativo Agrofel Digital é um exemplo de ferramenta virtual que veio para facilitar várias atividades do produtor. A comodidade de contar com uma “filial digital da Agrofel” na palma da sua mão, com acesso direto a todas as suas transações comerciais com a Agrofel: contratos, notas, títulos, solicitar documentos, fazer assinatura digital, entre outros serviços. A plataforma também oferece soluções de negociação de grãos - inclusive com venda noturna para facilitar nos horários do produtor que está em suas atividades agrícolas durante o dia - ofertas de lotes de grãos, insumos, relatórios de mercado, além de cotações, previsão do tempo, notícias e muito mais.

Oferecemos também soluções digitais como o Climate FieldView™: a plataforma de agricultura digital da Bayer, que apoia o produtor através de serviços e soluções inovadoras, baseadas em ciência de dados, para auxiliar no gerenciamento de suas operações com mais eficiência durante toda a safra, do plantio à colheita.

Outra solução é a digifarmz.com: plataforma digital que combina dados de pesquisas, informações climatológicas, genética de cultivares, datas de semeadura, local e outros parâmetros, para apresentar recomendações inteligentes que auxiliam os produtores no manejo de suas lavouras.


Marketplace

Um espaço virtual onde vendedores e compradores realizam transações dos mais diversos produtos do agronegócio. O Marketplace é uma realidade no mercado de vários segmentos e para a agricultura. Muitos aplicativos foram e ainda estão sendo criados para atender a essa nova demanda, garantindo que o comércio rural não fique de fora da economia.


E você? Está pronto para tudo isso que está chegando?


Agrofel

Há mais de 43 anos no Rio Grande do Sul ao lado do agricultor do plantio a colheita com soluções integradas para a busca de altas produtividades.

Atendimento

Central de Atendimento

Fone: 55 51 3326-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Matriz: Avenida Bagé, 1430 | Bairro Petrópolis | Porto Alegre | RS | CEP: 90460-080

Associados

Canais de Denúncias