Notícias

.

Barter: opção segura para fechar negócio

A alta volatilidade nos preços, a incerteza política e as variações de câmbio criam um ambiente incerto e causam instabilidade para o fechamento de negócios no campo. Neste cenário a obtenção de crédito se torna mais escassa e o Barter, também conhecido como operação de troca de grãos por insumos, revela ser uma alternativa para reduzir os custos na lavoura sem comprometer o caixa.

O negócio consiste em um contrato onde o cliente retira os produtos necessários em troca de parte da produção, entregue apenas após a colheita. A operação possibilita a compra de insumos com prazo safra o que reduz riscos e melhora a rentabilidade. Para isso, cliente e consultor definem o pacote tecnológico que será usado na lavora e firmam um acordo estimando a produtividade e valor por saca. Nutrição vegetal, adubos, defensivos, fertilizantes e sementes podem ser solicitados. 

A Agrofel disponibiliza aos seus clientes esta opção e de acordo com o diretor comercial e de marketing da empresa, Roni Ferrarin, as operações de troca são procuradas com frequência devido a facilidade que oferecem. “O Barter garante tranquilidade ao produtor já que é uma forma de financiamento da produção e garante o lucro na colheita. Utilizando a operação o caixa fica livre para despesas do dia-a-dia ou de curto prazo, o que é uma vantagem”, destaca.