Notícias

.

A umidade do solo se mantém favorável aos produtores

@ Envato

 

Os trabalhos de campo poderão avançar em grande parte do país

No começo desta semana, uma frente fria se encontra sobre o sul do Rio Grande do Sul, provocando chuva em alguns municípios gaúchos. Entre terça (03) e quarta-feira (04) esse sistema avança sobre o centro-norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná a instabilidade irá ocorrer apenas no litoral. Nas demais áreas do estado o tempo deverá permanecer aberto e sem chuva, apesar do aumento da nebulosidade.

De maneira geral, na Região Sul, a chuva continuará favorável à manutenção dos níveis de umidade do solo, mantendo as boas condições à finalização do plantio e desenvolvimento das lavouras de inverno, principalmente ao trigo, bem como ao preparo do solo para as novas culturas de verão. Apesar da chuva prevista para algumas os trabalhos no campo e tratos culturais poderão ser realizados, podendo ocorrer algumas paralisações até o começo da semana. No Paraná, os trabalhos de colheita, como do café e milho 2ª safra, poderão avançar sem maiores problemas.

No Centro-Oeste, Sudeste, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, centro-sul do Pará, interior do Nordeste não há previsões para chuva ao longo dessa semana. Isso ocorre devido a presença de uma massa de ar seco que predomina sobre região-central do Brasil, deixando o tempo aberto e com temperaturas elevadas para essa época do ano, em muitas regiões.

Em alguns municípios situados ao sul do Mato Grosso do Sul, haverá o aumento de nebulosidade, porém, sem a ocorrência de chuva. Apenas no litoral de São Paulo pode ocorrer eventuais pancadas de chuva até quarta-feira (04), mas serão irregulares e de baixa intensidade. As condições à realização dos trabalhos de colheita do café, cana de açúcar, milho e algodão continuam favoráveis. Os trabalhos no campo continuarão avançando nessas regiões, sem grandes transtornos.

Fonte: ClimaTempo