Uma alternativa cada vez mais usual para auxiliar no desenvolvimento das lavouras.
Investir em tecnologias e métodos de cultivos sustentáveis na agricultura, em busca pelo aumento da produtividade, redução de custos e menores impactos ao meio ambiente, são tendências mundiais. Nesse sentido, produtos biológicos são alternativas cada vez mais usuais para auxiliar no desenvolvimento das lavouras.
A produção de bioinsumos, ganha espaço no mercado brasileiro e internacional. No Brasil, atualmente, mais de 90 centros de pesquisa se dedicam aos estudos de fertilizantes e defensivos biológicos.
Os bioinsumos são produtos de origem biológica, seja ela animal, vegetal, microbiana ou mineral, utilizados para combater doenças e pragas, aumentar os nutrientes das plantas, melhorar a fertilidade do solo, proteger de estresses e substituir antibióticos.
Eles são produzidos através de processos agroindustriais que utilizam material biológico, como enzimas, extratos de plantas, macroorganismos, microorganismos, metabólitos secundários (compostos orgânicos produzidos no crescimento de plantas).
Tipos de Bioinsumos
Os bioinsumos podem ser divididos em cinco grandes grupos, sendo eles: agentes biológicos de controle (controlam pragas de maneira natural), biofertilizantes (estimulam a produtividade no campo e a qualidade da lavoura), bioestimulantes (impulsionam a germinação e o desempenho do crescimento das plantas) e inoculantes biológicos (impulsionam a fixação biológica de nitrogênio).
Esses produtos biológicos apresentam uma série de vantagens, principalmente porque oferecem maiores taxas de carbono e menor risco de as plantas desenvolverem resistência às pragas. Além disso, são a aposta da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), visando minimizar o problema da fome no mundo.
O movimento de alta no setor de biológicos é observado ano após ano. Segundo estudo da CropLife Brasil, o mercado de bioinsumos brasileiro deve encerrar a safra 2022/2023 com receita de R$ 5,6 bilhões, alta de cerca de 70% na comparação anual. O estudo também projeta um valor próximo a R$ 17 bilhões para o setor até 2030.
Um portfólio completo para a lavoura
Diante da relevância dos biológicos para o mercado, a Agrofel, oferece, dentro de seu portfólio, produtos de qualidade que desempenham um importante papel no manejo agrícola, entregando segurança, alta eficiência de controle, associada à regeneração biológica de sistemas.
Para a Agrofel, mais do que ampliar a oferta de produtos, diversifica soluções para o campo, proporcionando mais alternativas para atender as necessidades dos clientes. Para mais informações, procure seu Consultor Agrofel ou entre em contato com uma Unidade mais próxima.