Colheita de soja e milho avança no Rio Grande do Sul: veja dicas para garantir boa produtividade

As colheitas de soja e milho seguem no Rio Grande do Sul. Nessa etapa da produção, o agricultor precisa adotar certos cuidados e investir em estratégias para garantir a produtividade da lavoura e a rentabilidade do seu negócio.

Por isso, a Agrofel separou algumas dicas fundamentais para ajudar o produtor nesse momento decisivo do cultivo, que vão desde o momento ideal para começar a colher o grão, até a forma correta de armazenagem. Confira:

Soja e dessecação pré-colheita

Um dos primeiros passos antes de iniciar a colheita de soja é fazer a dessecação e a uniformização das plantas. Esse processo consiste na aplicação de herbicidas no momento em que a semente atinge a maturação fisiológica, com o objetivo de eliminar as folhas e pecíolos das plantas, uniformizando toda a área de soja.

Tempo de colheita

O tempo entre o plantio e a colheita da soja e do milho pode variar de acordo com cada região. No caso da soja, geralmente ela está apta em um prazo de 90 a 120 dias. Já o milho, é de aproximadamente 90 dias no verão e de 100 dias no inverno.

Umidade

De acordo com a Embrapa, a soja está pronta para ser colhida quando o teor de umidade dos grãos atingir entre 13% e 15%, pois reduz problemas de danos mecânicos e perdas de produção. O milho deve ser colhido quando os grãos estiverem bem secos, com umidade em torno de 14%, caso o produtor queira armazenar a produção.

Regulagem do maquinário

Regular a colheitadeira é um fator determinante para evitar perdas e garantir a qualidade física dos grãos. O agricultor precisa adotar manutenções preventivas e periódicas e conhecer as características da máquina que será utilizada, como a velocidade ideal, altura de corte, posição do molinete, entre outras.

Armazenagem

Após a colheita, o agricultor deve armazenar os grãos em um local apropriado para preservar a qualidade. Práticas de higiene, secagem, carregamento e distribuição são fundamentais para evitar qualquer tipo de perda. Além disso, quando os grãos são bem armazenados, eles podem ficar disponíveis para comercialização por mais tempo, elevando a capacidade de negociação do produtor.

Todas essas dicas são importantes para o bom resultado da atividade ao final do ciclo. Caso tenha ficado com alguma dúvida, fale com um consultor Agrofel mais perto de você. São diversas unidades espalhadas pelo estado do Rio Grande do Sul prontas para te atender.