Cenário da safra de soja 2024

O ano de 2023 trouxe dificuldades para o agricultor brasileiro. Questões climáticas, flutuações de mercado e aumento dos custos de produção foram alguns fatores que tornaram o cenário mais desafiador.

Porém, os produtores avançaram rumo ao plantio da safra 2023/24. Houve aumento da área plantada, embora num ritmo menor quando comparado a outras safras. A previsão nacional é de uma produção de 158 milhões de toneladas de soja para este ciclo.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a projeção é menor do que as 161 milhões de toneladas divulgadas em dezembro, devido às perspectivas climáticas influenciadas pelo fenômeno El Niño.

No Rio Grande do Sul, a área cultivada com soja foi reavaliada em cerca de 6,7 milhões de hectares, 0,35% superior aos 6,6 milhões de hectares cultivados na safra 2022/23. Segundo a Emater/RS-Ascar, as adversidades do clima, como chuvas recorrentes durante um longo período, ocasionaram cautela a um crescimento maior.

A região sul do nosso Estado apresenta melhoria no potencial produtivo. Conforme previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta safra a região registra uma variação positiva de 20% na produtividade, comparada à safra passada.

De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, a produção gaúcha de soja deve alcançar 22,2 milhões de toneladas, sendo 71,52% maior do que em 2023, quando chegou a 12.970.362.

No que se refere ao cenário de preços, o fechamento do primeiro trimestre ainda é considerado baixo. Porém, tende a melhorar dependendo do grau de impacto do clima nos resultados da produção, da demanda local para processamento do grão e do aquecimento da demanda internacional, sobretudo da China.

Questões de mercado, logística e clima ainda devem influenciar o resultado da produção brasileira de soja nesta safra, sobretudo do Rio Grande do Sul. Portanto, é fundamental que o agricultor fique atento ao manejo eficiente e tecnologias que ajudem no desenvolvimento da lavoura. Da mesma forma, atenção às recomendações de para melhor rentabilidade na colheita.

Agrofel pronta para receber a safra de grãos 2023/2024

A Agrofel quer ajudar o produtor gaúcho a ter mais rentabilidade na venda ou armazenagem de seus grãos. Com uma estrutura robusta para atender todo o Estado do Rio Grande do Sul, está preparada para receber a safra de verão com garantia de agilidade, segurança e transparência nas negociações. São condições diferenciadas que viabilizam oportunidades únicas, seja para venda ou estocagem da produção.

Além disso, e oportunizando flexibilidade para que o produtor possa escolher o melhor momento nas cotações de mercado, a Agrofel Soluções Financeiras oferece uma linha de crédito personalizada, com taxas diferenciadas e sem incidência de tributos fiscais. Uma facilidade ideal para quem necessita fomentar seu capital de giro.

Para saber mais sobre essas e outras oportunidades fale com o seu consultor Agrofel ou entre em contato com uma de nossas unidades.