Colheita de trigo segue avançando no Rio Grande do Sul

Confira dicas para uma safra de sucesso

A colheita de trigo segue avançando no Rio Grande do Sul, mesmo sem as condições climáticas ideais. Durante os intervalos de tempo seco, os triticultores prosseguiram com o processo, em busca de uma qualidade do cereal que atenda aos padrões de comercialização do mercado.

Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado no dia 11 de outubro, 11% da área de plantio do trigo já tinha sido colhida. A cultura está evoluindo rapidamente ao estágio de maturação, que alcançou 42%. A fase de enchimento de grãos atingiu 38% e a floração chegou a 9%.

O grande volume de chuva ocorrido durante os estágios reprodutivos da cultura prejudicou o potencial produtivo de algumas lavouras. A redução do número de grãos por espiga foi atribuída à alta umidade, o que tem exigido uma atenção maior dos agricultores durante a colheita, a fim de evitar mais perdas no processo.

A época de colheita do trigo no Rio Grande do Sul inicia em meados de setembro e outubro, após os 110 a 120 dias de plantio. E para que o produtor tenha um bom aproveitamento da safra de trigo, a Agrofel listou algumas dicas importantes para uma colheita de sucesso. Confira:


Dicas para uma safra de sucesso

  • Antes de iniciar o processo, o primeiro ponto a ser observado é a umidade dos grãos. De acordo com especialistas, o teor ideal é de 13%;

Caso o produtor tenha dúvida quanto ao momento certo de colher o trigo, ele pode observar as características da planta, por exemplo: a coloração amarelada (com aparência de palha); grãos duros e resistentes e espiga começando a se dobrar.

  • Manter o maquinário regulado e com a manutenção em dia é uma dica fundamental. A regulagem do maquinário é um cuidado básico durante o pico da colheita e inclui a velocidade, altura de corte da plataforma, rotação do molinete e do cilindro e abertura do côncavo;

Problemas com a colheitadeira podem resultar em acamamento das plantas, debulhamento dos grãos e perda de umidade.

  • As condições de armazenamento é uma etapa do pós-colheita, mas que interfere diretamente na manutenção da qualidade do trigo.

É importante verificar a temperatura ambiente (menor que 18°C) para evitar a oxidação dos grãos e a incidência de pragas. Também deve-se observar se houve danos mecânicos nos grãos durante a colheita ou transporte.


A Agrofel está pronta para receber sua safra de trigo

Produtor, siga as dicas e recomendações para uma boa colheita de trigo e conte com a Agrofel para negociar ou armazenar a sua safra.

A Agrofel está pronta para receber sua safra de trigo com negociações diferenciadas e exclusivas. São diversas modalidades que proporcionam mais ajudar o produtor a ter mais rentabilidade na venda dos teus grãos. Aproveite essa oportunidade única e negocie sua safra conosco! São dezenas de unidades instaladas nos mais diversos pontos do Rio Grande do Sul, com capacidade estática para receber o seu trigo e garantir a segurança e qualidade dos grãos.

Veja nossos endereços.